AYURVEDA

down-arrow (1).png
Satya Escola de Ayurveda Livro

AYURVEDA

Um estilo de vida milenar e contemporâneo

Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 5 mil anos, é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica altamente eficaz, onde o  indivíduo (sua história, hábitos e estilo de vida) é o personagem principal dessa ciência. Acreditamos que quando vivemos em harmonia com a natureza e estabelecemos uma relação de pertencimento, nos apropriamos do nosso potencial de cura e equilíbrio.

Ayurveda não é uma medicina mística ou alternativa. A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a Ayurveda em 2004. Desde então vem implantando uma estratégia global para incentivar a propagação deste sistema de saúde de forma segura, através de sua regulamentação e também maior integração entre produtos, médicos e terapeutas. Nos últimos anos esse conhecimento está cada vez mais acessível, inclusive no Ocidente.

AYURVEDA NO BRASIL

Já é uma realidade na rotina de várias pessoas no Brasil, outros países da América do Sul, América do Norte e Europa

No Brasil,  Ayurveda é considerada uma Terapia Integrativa, incluída no SUS desde março de 2018, e pode ser praticada por  qualquer profissional, não necessariamente da área da saúde,  desde que faça formação como Terapeuta Ayurveda.

Pela portaria nº 849/GM do Ministério da Saúde o Ayurveda é descrito  como uma maneira de viver, uma abordagem de cuidado do mundo, o que pode ser entendido como um caminho de adoção de hábitos para se cooperar com a natureza e viver em harmonia com ela.

Satya Escola de Ayurveda Massagem

"A MEDICINA DO FUTURO É A QUE FAZ USO, NO PRESENTE, DA SABEDORIA MULTIMILENAR CONTIDA NAS MEDICINAS DO PASSADO"

Satya Escola de Ayurveda Tratamento

TRATAMENTOS

O foco está no indivíduo

Para a ciência ayurvédica, a saúde está relacionada a um estado de completude e é, acima de tudo, uma prática de autocura. Para tanto, envolve um alto grau de participação do paciente, em que ele mesmo se apropria do seu potencial de cura e equilíbrio.

De acordo com Ayurveda, acredita-se que o universo é composto por 5 elementos (espaço, ar, água, terra e fogo) que quando combinados se expressam na psicologia e fisiologia através dos doshas (humores biológicos): vata, pitta e kapha. Quando há um desequilíbrio nos doshas, surge uma desarmonia entre mente e corpo de um ser, podendo se tornar a raiz do seu adoecimento.

Para identificar esse desequilíbrio, além do exame físico, o paciente precisa compartilhar detalhadamente sua história. Essa é a grande diferença em relação à medicina ocidental, que costuma focar-se apenas na doença e seus sintomas.

MÉTODO

A partir do diagnóstico, estabelece-se um roteiro de tratamento de acordo com as necessidades de cada individuo

1- Rotina de práticas diárias saudáveis, adequadas à restauração e à manutenção da saúde, com a orientação alimentar de acordo com a constituição do indivíduo.

2- Uso de plantas medicinais visando o equilíbrio dos doshas e/ou potencializar o tratamento de doenças já instaladas.

3- Procedimentos como massagens, sauna (Swedana) e oleações especiais. As técnicas mais conhecidas são: Abhyanga, Shirodhara, Marmaterapia e Udwartana.

4- Yoga: Posturas e exercícios respiratórios adequados as necessidades especiais do indivíduo.

5-Meditação e Mantras: técnicas diversas que auxiliam na harmonização dos doshas.

6- Programas de desintoxicação.

7- Rasayanas: técnicas para rejuvenescimento, beleza e a prevenção do envelhecimento.

Satya Escola de Ayurveda Meditação

"CURIOSIDADE, ENTUSIASMO E PAIXÃO

PELA VIDA SÃO ASPECTOS

NORMAIS DA SAÚDE PERFEITA"